MUITO OBRIGADO!!!

Países que nos acompanham em ordem alfabética: ÁFRICA DO SUL, ALEMANHA, ANGOLA, ARGENTINA, BÉLGICA, BIELORRÚSSIA, BRASIL, CABO VERDE, CANADÁ, CHINA, CINGAPURA, COLÔMBIA, ESPANHA, ESTADOS UNIDOS, FILIPINAS, FRANÇA, HOLANDA, ÍNDIA, INDONÉSIA, JAPÃO, LETÔNIA, MALÁSIA, MOÇAMBIQUE, NOVA ZELÂNDIA, PARAGUAI, POLÔNIA, PORTUGAL, REINO UNIDO, REPÚBLICA CHECA, RÚSSIA, TAIWAN, TANZÂNIA, TUNÍSIA, UCRÂNIA e VENEZUELA.

Muito obrigado e tenham todos uma ótima leitura!

"Heal the world, make it a better place for you and for me!"



terça-feira, 26 de março de 2013

Risco ou Perigo?

    Muitas pessoas me questionam sobre a diferença entre RISCO e PERIGO, estes dois andam muito juntos e por isso se confundem em várias situações.
     Para ilustrar o nosso entendimento trago as definições segundo a Comissão Européia, pois as considero de melhor compreensão:

  • Risco - é a probabilidade de causar danos nas condições de uso e/ou exposição, bem como a possível amplitude do dano;
  • Perigo - é a propriedade ou capacidade intrínseca dos materiais, equipamentos, métodos e práticas de trabalho, potencialmente causadora de danos.
     Com estas duas definições conseguimos perceber que o risco é variável de acordo com os danos e condições de uso, já o perigo trata-se de uma constante relacionada ao equipamento.
     Na prática vamos analisar uma simples faca, esta ferramenta possui uma propriedade intrínseca de causar cortes e perfurações (perigo), porém a possibilidade de causar cortes e perfurações em pessoas dependerá de como ela está guardada e de quem a manuseia (risco). Ou seja, o perigo é uma característica que não podemos mudar, a não ser que realizemos mudanças no equipamento ou na parte que gera o perigo, quanto ao risco este sim podemos diminuir adotando medidas preventivas para que o acidente seja evitado ou suas consequências minimizadas.
      Se o risco pode ser trabalhado, isto nos leva a entender que pode ser definido e entendido também através da seguinte fórmula matemática:

Risco = Probabilidade x Consequências
         Salva-guardas

    Assim, o risco será mensurado pela multiplicação entre a probabilidade do acidente ocorrer e as consequências que podem advir de sua ocorrência, dividido pelas salva-guardas disponíveis. Quanto maior as medidas de controle (salva-guardas) menor será o risco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário