MUITO OBRIGADO!!!

Países que nos acompanham em ordem alfabética: ÁFRICA DO SUL, ALEMANHA, ANGOLA, ARGENTINA, BÉLGICA, BIELORRÚSSIA, BRASIL, CABO VERDE, CANADÁ, CHINA, CINGAPURA, COLÔMBIA, ESPANHA, ESTADOS UNIDOS, FILIPINAS, FRANÇA, HOLANDA, ÍNDIA, INDONÉSIA, JAPÃO, LETÔNIA, MALÁSIA, MOÇAMBIQUE, NOVA ZELÂNDIA, PARAGUAI, POLÔNIA, PORTUGAL, REINO UNIDO, REPÚBLICA CHECA, RÚSSIA, TAIWAN, TANZÂNIA, TUNÍSIA, UCRÂNIA e VENEZUELA.

Muito obrigado e tenham todos uma ótima leitura!

"Heal the world, make it a better place for you and for me!"



sexta-feira, 5 de abril de 2013

LER ou DORT?

   As Lesões por Esforços Repetitivos abrangem as lesões osteo-musculares causadas por movimentos repetitivos, mas não somente por movimentos repetitivos, suas causas podem ser também vibrações, esforço excessivo, má posição e compressão mecânica.
   São caracterizadas por causar dor na região da lesão, podendo recorrer em partes inter-ligadas, sensação de cansaço e fadiga, e ainda distúrbio do sono, levando o paciente à incapacidade parcial ou total para determinadas tarefas.
      Quando a causa da lesão pode ser relacionada ao trabalho do indivíduo, a doença recebe o nome de Doença Osteo-muscular Relacionada ao Trabalho, ou simplesmente DORT. Inclui-se no grupo das LERs tendinites, reumatismo, hérnia de disco, osteoartrite, entre outras.
     O fator primordial para a prevenção destas doenças é a adequação ergonômica do posto de trabalho ao empregado, levando em conta as necessidades físicas, mentais, emocionais e sociais do trabalhador. Uma ação muito adotada pelas empresas é o programa de ginástica laboral, promovendo a participação de todos os funcionários.
  Os setores com mais casos de DORT são o bancário, metalúrgico, comércio e processamento de dados. Sendo as tenossinovites e sinovites as doenças mais comuns entre os enfermos.
      Assim, podemos entender que toda DORT é uma LER, mas nem toda LER é uma DORT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário