MUITO OBRIGADO!!!

Países que nos acompanham em ordem alfabética: ÁFRICA DO SUL, ALEMANHA, ANGOLA, ARGENTINA, BÉLGICA, BIELORRÚSSIA, BRASIL, CABO VERDE, CANADÁ, CHINA, CINGAPURA, COLÔMBIA, ESPANHA, ESTADOS UNIDOS, FILIPINAS, FRANÇA, HOLANDA, ÍNDIA, INDONÉSIA, JAPÃO, LETÔNIA, MALÁSIA, MOÇAMBIQUE, NOVA ZELÂNDIA, PARAGUAI, POLÔNIA, PORTUGAL, REINO UNIDO, REPÚBLICA CHECA, RÚSSIA, TAIWAN, TANZÂNIA, TUNÍSIA, UCRÂNIA e VENEZUELA.

Muito obrigado e tenham todos uma ótima leitura!

"Heal the world, make it a better place for you and for me!"



quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Recarga dos extintores de incêndio

        Os extintores de incêndio são previstos nas edificações para atender à necessidade de se efetuar o combate imediato ao incêndio, logo após o momento de sua detecção, permitindo o ataque ao sinistro ainda em sua origem, enquanto é constituído de pequenos focos.
       Segundo a NBR 12693:2010, da Associação Brasileira de Normas Técnicas, extintor portátil é um aparelho manual constituído de recipiente e acessórios, contendo o agente extintor destinado a combater princípios de incêndio. A norma define ainda a existência de dois tipos de extintores, podendo ele ser considerado como portátil (com massa total até 25kgf) ou sobre rodas (com massa total superior a 25kgf), sendo este último caracterizado por sua maior capacidade de agente extintor.
          Os agentes extintores reconhecidos pela legislação brasileira são:

-       Água;
-       Espuma Química;
-       Espuma Mecânica;
-       Gás Carbônico;
-       Pó Químico Seco;
-       Pós Químicos Especiais;
-       Hidrocarbonetos Halogenados.

        Anualmente as empresas investem altos valores na recarga e manutenção de extintores de incêndio. Valores estes que representam uma considerável parcela nos orçamentos dos setores de segurança do trabalho. Porém estes valores podem ser reduzidos e seu excedente remanejado para o investimento em tecnologias mais eficazes de prevenção e combate a incêndios.
     No Brasil criou-se uma prática de realizar a recarga dos extintores a cada ano, as empresas que oferecem este tipo de serviço praticamente obrigam aos seus clientes seguir este procedimento ao determinarem nas etiquetas dos extintores a validade de um ano para a recarga realizada.
       A Norma Regulamentadora n°23 do Ministério do Trabalho e Emprego determina que as operações de recarga dos extintores deverão ser feitas de acordo com as normas técnicas oficiais vigentes no País. Apenas para o extintor tipo Espuma a Norma estabelece que seja recarregado anualmente.
       Conforme a NBR 12962:1998, da Associação Brasileira de Normas Técnicas, recarga é a reposição ou substituição da carga nominal do agente extintor e/ou expelente. Esta Norma define também os intervalos máximos para realização da substituição dos agentes extintores. Sendo:

-     À base de água - intervalo máximo de 05 anos;
-       À base de espuma química - anualmente;
-       Espuma mecânica - cumprir as recomendações do fabricante do agente extintor;
-       À base de pó - substituir no período máximo definido pelo seu fabricante;
-       À base de dióxido de carbono - quando houver perda superior a 10% da carga nominal declarada, ou no máximo a cada 05 anos;
-       À base de hidrocarbonetos halogenados - Substituído a cada 05 anos.


     Para os extintores em que a NBR12962/98 determina seguir as recomendações do fabricante do agente, é necessário que as empresas ao realizarem as recargas dos seus extintores, solicitem aos seus fornecedores a Nota Fiscal de compra do agente utilizado na recarga, onde o fabricante informa a validade do mesmo.
    Em alguns casos é possível somente realizar as recargas juntamente com o teste hidrostático, desde que o extintor durante este período se mantenha pressurizado ou com o percentual mínimo de carga nominal.
      Antes de sairmos mudando os intervalos para realização da recarga, é preciso dar também atenção às legislações estaduais, que em alguns casos exigem que os extintores sejam recarregados anualmente, independentemente de estarem com a carga completa. Como é o caso do estado de Minas Gerais.
      Contudo, não podemos esquecer que os extintores de incêndio são equipamentos vulneráveis e que quase sempre estão sujeitos a intempéries e condições especialmente agressivas, sendo necessário manter um programa eficaz de inspeções periódicas com a finalidade de verificar se estes permanecem em condições originais de operação.

Um comentário:

  1. quais os riscos pro meio ambiente que extintores de incêndio pode causar?

    ResponderExcluir