MUITO OBRIGADO!!!

Países que nos acompanham em ordem alfabética: ÁFRICA DO SUL, ALEMANHA, ANGOLA, ARGENTINA, BÉLGICA, BIELORRÚSSIA, BRASIL, CABO VERDE, CANADÁ, CHINA, CINGAPURA, COLÔMBIA, ESPANHA, ESTADOS UNIDOS, FILIPINAS, FRANÇA, HOLANDA, ÍNDIA, INDONÉSIA, JAPÃO, LETÔNIA, MALÁSIA, MOÇAMBIQUE, NOVA ZELÂNDIA, PARAGUAI, POLÔNIA, PORTUGAL, REINO UNIDO, REPÚBLICA CHECA, RÚSSIA, TAIWAN, TANZÂNIA, TUNÍSIA, UCRÂNIA e VENEZUELA.

Muito obrigado e tenham todos uma ótima leitura!

"Heal the world, make it a better place for you and for me!"



quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Gestão de Resíduos Sólidos

      Desde o princípio a gestão dos resíduos gerados pelas atividades humanas compõe-se de um grande desafio a ser enfrentado pelas organizações. Até a Revolução Industrial no século XVIII, os resíduos eram gerados em quantidades pequenas e constituídos basicamente de restos de alimentos.
     A partir da Revolução Industrial com os novos padrões de consumo da sociedade, as indústrias começaram a produzir seus produtos em larga escala, para atender à demanda de uma sociedade cada vez mais consumista. A humanidade passou a viver envolvida por produtos com embalagens descartáveis, onde as mesmas são inutilizadas e jogadas fora com bastante rapidez, numa velocidade superior à capacidade de absorção da natureza.
     Com o crescimento das grandes cidades as áreas para colocar o lixo foram ficando escassas, o lixo acumulado e  disposto em locais inadequados desencadeou a poluição do solo e das águas, acarretando em passivos ambientais que colocam em risco e comprometem os recursos naturais e a qualidade de vida dos seres humanos.
      Sendo necessária a redução dos impactos ambientais, algumas diretrizes são básicas quanto à política de gerenciamento de resíduos:

1. Controlar todos os resíduos gerados;
2. Desenvolver e aperfeiçoar técnicas adequadas para o manuseio de resíduos, desde a sua geração até a disposição final;
3. Minimizar os impactos dos resíduos ao meio ambiente através do tratamento adequado, da redução dos volumes e periculosidade, e da disposição correta do ponto de vista ambiental;
4. Priorizar o gerenciamento dos resíduos com a aplicação dos princípios básicos:
  • Não gerar;
  • Minimizar a geração;
  • Reutilizar;
  • Reciclar;
  • Tratar e/ou dispor.
5. Adotar tecnologias limpas.

       Em agosto de 2010 foi criada a Política Nacional de Resíduos Sólidos do Brasil, através da Lei n°12305, que reúne princípios, objetivos, instrumentos e diretrizes para a gestão de resíduos sólidos. A lei responsabiliza as empresas pelo recolhimento de produtos descartáveis (logística reversa), estabelece a integração dos municípios na gestão dos resíduos e responsabiliza toda a sociedade pela geração dos resíduos.
     Pouco mais tarde, em abril de 2012, foi lançado pelo Ministério do Meio Ambiente o "Plano de Gestão de Resíduos Sólidos - Manual de Orientação" que trata sobre a elaboração dos programas de gerenciamento de resíduos de forma a buscar o cumprimento das metas estabelecidas pela Política Nacional de Resíduos Sólidos.
      Assim, espera-se que todos estes esforços possam realmente surtir efeito e que as ações saiam do papel, gerando melhorias ambientais e buscando uma postura de maior responsabilidade não só das empresas, mas também dos governos estaduais e municipais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário