MUITO OBRIGADO!!!

Países que nos acompanham em ordem alfabética: ÁFRICA DO SUL, ALEMANHA, ANGOLA, ARGENTINA, BÉLGICA, BIELORRÚSSIA, BRASIL, CABO VERDE, CANADÁ, CHINA, CINGAPURA, COLÔMBIA, ESPANHA, ESTADOS UNIDOS, FILIPINAS, FRANÇA, HOLANDA, ÍNDIA, INDONÉSIA, JAPÃO, LETÔNIA, MALÁSIA, MOÇAMBIQUE, NOVA ZELÂNDIA, PARAGUAI, POLÔNIA, PORTUGAL, REINO UNIDO, REPÚBLICA CHECA, RÚSSIA, TAIWAN, TANZÂNIA, TUNÍSIA, UCRÂNIA e VENEZUELA.

Muito obrigado e tenham todos uma ótima leitura!

"Heal the world, make it a better place for you and for me!"



quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Investigação de Acidentes

    A Convenção 174 da Organização Internacional do Trabalho - OIT, realizada em Genebra, define em sua recomendação 181 que o relatório de acidente é um documento detalhado que analisa as causas do acidente e relaciona suas consequências imediatas no local, assim como todas as medidas adotadas para atenuar seus efeitos e que deve incluir recomendações sobre medidas a serem adotadas visando evitar que o acidente se repita.
      Segundo as boas práticas prevencionistas o relatório deverá ser elaborado pela comissão de investigação do acidente, sendo composta no mínimo pelo SESMT, CIPA e algum representante da Alta Administração da empresa. O conteúdo do documento deverá contemplar pelo menos as informações do acidentado, descrição do local e dos fatos da ocorrência, depoimentos do acidentado e testemunhas, citação dos procedimentos estabelecidos para execução da atividade, dos equipamentos de proteção coletiva e individual disponíveis, capacitação dos envolvidos, práticas e hábitos adotados regularmente e fotos para ilustração da ocorrência.
       Existem várias ferramentas utilizadas para que seja possível a  investigação e identificação das causas de um acidente, podemos citar por exemplo o método ISHIKAWA, mais conhecido como Espinha de Peixe, o intuito destas ferramentas é a identificação das causas raízes, as quais alicerçam as causas diretas, constituindo-se em justificativa básica, essencial e necessária para a ocorrência do acidente. Segundo uma das maiores Organizações no mundo quando o assunto é segurança do trabalho, DUPONT, as causas raízes podem ser:
  1. Falta de preparo ou de compromisso adequado da liderança e/ou técnicas ultrapassadas dos profissionais de SSMA;
  2. Treinamento ineficaz ou sem levar em conta a avaliação de desempenho pós-formação;
  3. Práticas e/ou hábitos e/ou costumes que nunca se observou e/ou nunca se questionou e/ou crença que "isto" jamais se passou comigo e/ou nunca se passará;
  4. Desmotivação;
  5. Processo ineficaz ou inexistente de conscientização;
  6. Programas e/ou campanhas ao invés de ações sistêmicas;
  7. Má administração das mudanças de pessoas e/ou tecnologiae/ou instalações;
  8. Fatores externos como agravantes/contribuintes;
  9. Fatores oraganizacionais (administrativos);
  10. Normas e procedimentos desatualizados e/ou equivocados e/ou burocratizados;
  11. Processo de comunicação ineficaz ou inexistente;
  12. Metodologia de estudos de risco sem considerar comportamentos e atitudes;
  13. Estabelecimento de prioridades ao invés de valores;
  14. Falta de auto-análise, auto-aprendizagem e auto-auditoria;
  15. Conceito de DONO não difundido;
  16. Falta de Disciplina Operacional
      Um último fator importante de ser citado é que em um relatório de acidente nunca devem ser apontados culpados, ou seja, nunca deve-se atribuir culpa aos envolvidos e responsáveis, visto que o principal objetivo deste é a identificação das causas raízes e a adoção de medidas corretivas e preventivas.

Um comentário:

  1. Entendo esse conceito perfeitamente se o mesmo for embasado em uma avalição interpessoal do acidente, de outra forma não vejo tal conceito como uma aplicação única
    Sabemos que as causas de um acidente são genéricas e não sistêmicas, pontuar causas para pré-definir a forma como devemos elaborar um relatório é errôneo, pois as particularidades do acidente é o que vai determinar o foco do relatório. Buscar as causas raízes de qualquer acidente é somente um item não prioritário dentro de um relatório, o foco real do relatório é identificar o acontecimento, pois é a partir disso que podemos segregar as possíveis causas raízes e não ao contrario.
    Culpar o acidentado é relativo à condição do acidente, visto a imprevisibilidade do mesmo, podemos ter ocorrências com indivíduos/empresas que atendam positivamente os itens definidos como causas para um acidente pela DUPONT, ou seja, é preciso expor o acidentado se este foi o causador do acidente, e não buscar justificativas baseados em conceitos interpessoais. É tudo uma questão de percepção!!!

    ResponderExcluir