MUITO OBRIGADO!!!

Países que nos acompanham em ordem alfabética: ÁFRICA DO SUL, ALEMANHA, ANGOLA, ARGENTINA, BÉLGICA, BIELORRÚSSIA, BRASIL, CABO VERDE, CANADÁ, CHINA, CINGAPURA, COLÔMBIA, ESPANHA, ESTADOS UNIDOS, FILIPINAS, FRANÇA, HOLANDA, ÍNDIA, INDONÉSIA, JAPÃO, LETÔNIA, MALÁSIA, MOÇAMBIQUE, NOVA ZELÂNDIA, PARAGUAI, POLÔNIA, PORTUGAL, REINO UNIDO, REPÚBLICA CHECA, RÚSSIA, TAIWAN, TANZÂNIA, TUNÍSIA, UCRÂNIA e VENEZUELA.

Muito obrigado e tenham todos uma ótima leitura!

"Heal the world, make it a better place for you and for me!"



sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Relatórios de Sustentabilidade

     A ação de medir e divulgar através de um relatório, os impactos socioambientais causados pelas atividades de uma organização já se tornou uma prática comum entre as principais Organizações do mundo. A emissão destes relatórios é uma ação voluntária das empresas buscando obter um diagnóstico quanto ao seu desempenho diante dos padrões socioambientais e pela manutenção de uma boa imagem perante seus stakeholders (partes interessadas).
     No Brasil a lista de empresas que emitem relatórios de sustentabilidade é extensa, podemos citar como alguns exemplos Bradesco, Ambev, Petrobras, Eletrobras, Chesf, Vale, Boticário e Natura. No cenário internacional não é diferente e podemos citar Toyota, Hsbc, Unilever, Bunge e Walmart.
         Sendo uma ação voluntária as Organizações podem criar um modelo próprio de relatório ou escolher um já conhecido e utilizado. O modelo de maior credibilidade no panorama internacional é o instituído pela Global Reporting Initiative - GRI.
      A GRI é uma organização não-governamental internacional presente em mais de 30 países, com sede em Amsterdã, na Holanda, cuja missão é desenvolver e disseminar mundialmente diretrizes para a elaboração de relatórios de sustentabilidade. A última versão do seu modelo de relatório foi lançada em 2006 contemplando diretrizes que consideram aspectos relacionados à sustentabilidade econômica, social e ambiental.
          É certo que o fato das empresas divulgarem seus relatórios de sustentabilidade não nos garante a idoneidade de suas ações e práticas, porém nos demonstra pelo menos uma postura de responsabilidade e compromisso em relação a sociedade e ao meio ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário