MUITO OBRIGADO!!!

Países que nos acompanham em ordem alfabética: ÁFRICA DO SUL, ALEMANHA, ANGOLA, ARGENTINA, BÉLGICA, BIELORRÚSSIA, BRASIL, CABO VERDE, CANADÁ, CHINA, CINGAPURA, COLÔMBIA, ESPANHA, ESTADOS UNIDOS, FILIPINAS, FRANÇA, HOLANDA, ÍNDIA, INDONÉSIA, JAPÃO, LETÔNIA, MALÁSIA, MOÇAMBIQUE, NOVA ZELÂNDIA, PARAGUAI, POLÔNIA, PORTUGAL, REINO UNIDO, REPÚBLICA CHECA, RÚSSIA, TAIWAN, TANZÂNIA, TUNÍSIA, UCRÂNIA e VENEZUELA.

Muito obrigado e tenham todos uma ótima leitura!

"Heal the world, make it a better place for you and for me!"



sexta-feira, 22 de março de 2013

A água em nossas vidas

     Hoje é o dia mundial da água, mas será que temos mais o que comemorar ou o que nos preocupar?
     Um dos elementos mais importantes para a sobrevivência humana, a água, está diretamente ligada à nossa existência, praticamente tudo o que fazemos depende ou envolve a água. É utilizada para limpeza, higiene, diversão, alimentação, fabricação de produtos, irrigação, geração de energia, etc.
       Segundo dados da Organização Mundial de Saúde 25% da população mundial não possui acesso à água segura e saneamento, fazendo-nos entender os inúmeros conflitos políticos originados em disputa pela água, como por exemplo no Oriente Médio na exploração do aquífero do nordeste do Saara.
   Nosso planeta possui 70% de sua superfície coberta por água, aproximadamente 1,4 milhões de quilômetros cúbicos, 97% desta água é salgada e apenas 3% é doce. Nosso corpo é composto por 60% de água, que possui importante função no transporte de nutrientes, na manutenção da temperatura corporal, na eliminação de impurezas e na umidificação das mucosas. Sua falta no organismo acarreta na desidratação, podendo levar uma pessoa à morte.
     Em março de 2012 ocorreu o 6º Fórum Mundial da Água, realizado na cidade de Marselha, na França, neste evento foi assinado um compromisso de cooperação entre 140 países, entre eles o Brasil, para aumentar o acesso à água potável, tratamento do esgoto e promoção do uso inteligente da água, porém este compromisso não gera obrigações, não havendo cobranças para o seu cumprimento.
      O uso racional da água deveria ser tema do nosso cotidiano, já que o que se tem visto é o seu uso demasiadamente irracional. Mas alguém poderia dizer: "A água não é um recurso renovável? Por que tanta preocupação? Para este ilustre questionamento temos as seguintes ressalvas:

  1. A quantidade de água no planeta segue praticamente uma constância, obedecendo ao que chamamos de ciclo hidrológico;
  2. As fontes de água não estão distribuídas de forma igualitária, ocasionando regiões com dificuldades de acesso;
  3. As condições climáticas interferem no estado físico em que ela se faz presente, líquido, sólido ou gasoso.
  4. Por fim, a qualidade da água é o que mais preocupa quando o assunto é renovação, pois o custo para sua recuperação poderá torná-la cara e ainda mais inacessível.
     Portanto, ao presenciar alguém desperdiçando água dê sua contribuição para o planeta, conscientize-o e torne-o mais um defensor do maior bem da humanidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário