MUITO OBRIGADO!!!

Países que nos acompanham em ordem alfabética: ÁFRICA DO SUL, ALEMANHA, ANGOLA, ARGENTINA, BÉLGICA, BIELORRÚSSIA, BRASIL, CABO VERDE, CANADÁ, CHINA, CINGAPURA, COLÔMBIA, ESPANHA, ESTADOS UNIDOS, FILIPINAS, FRANÇA, HOLANDA, ÍNDIA, INDONÉSIA, JAPÃO, LETÔNIA, MALÁSIA, MOÇAMBIQUE, NOVA ZELÂNDIA, PARAGUAI, POLÔNIA, PORTUGAL, REINO UNIDO, REPÚBLICA CHECA, RÚSSIA, TAIWAN, TANZÂNIA, TUNÍSIA, UCRÂNIA e VENEZUELA.

Muito obrigado e tenham todos uma ótima leitura!

"Heal the world, make it a better place for you and for me!"



sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Extintor de incêndio de água para a classe de fogo D ??????

       A NBR 12693 da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT, que trata sobre Sistemas de Proteção por Extintores de Incêndio, define como classes de fogo:

  • Fogo classe A - fogo envolvendo materiais combustíveis sólidos, tais como madeiras, tecidos, papéis, borrachas, plásticos termoestáveis e outras fibras orgânicas, que queimam em superfície e em profundidade, deixando resíduos.
  • Fogo classe B - fogo envolvendo líquidos e/ou gases inflamáveis ou combustíveis, plásticos e graxas que se liquefazem por ação do calor e queimam somente em superfície.
  • Fogo classe C - fogo envolvendo equipamentos e instalações elétricas energizados.
  • Fogo classe D - fogo em metais combustíveis, tais como magnésio, titânio, zircônio, sódio, potássio e lítio.


       Como o título desta postagem já diz o objetivo aqui é tentar expor e divulgar o porque da imagem abaixo:



       A imagem acima apresenta um rótulo de extintor com agente ÁGUA, comum em todos os extintores de água localizados no Brasil, e alguém poderia pensar:

      ...O rótulo está autorizando a utilização do extintor em fogos classe A e proibindo a utilização em fogos classe B e C, mas não cita a classe D. E agora... posso ou não utilizar na classe D...???

    Aprendemos que não se utiliza água para extinguir fogos envolvendo metais combustíveis, também conhecidos como metais pirofóricos. Caso contrário a água em contato com o metal em chamas causará uma reação química exotérmica aumentando a combustão. Para termos uma pequena ideia desta reatividade, apenas a umidade do ar em níveis elevados pode causar a ignição instantânea do metal combustível.

      O fato é que a NBR 12693 de 2013 não proibi a utilização do agente extintor água em classe de fogo D, e nem proibi a utilização de nenhum outro agente. Fornecendo apenas a seguinte informação quanto aos agentes extintores (água, espuma, gás carbônico, pó BC, pó ABC e halogenados) em relação à classe de fogo D:

"Deve ser verificada a compatibilidade entre o metal combustível e o agente extintor"

     Portanto, deve ficar bem claro que é EXTREMAMENTE PROIBIDO E PERIGOSO A UTILIZAÇÃO DE ÁGUA PARA COMBATER FOGO CLASSE D (metais combustíveis). Mesmo que esta informação não esteja no rótulo do extintor de incêndio de água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário