MUITO OBRIGADO!!!

Países que nos acompanham em ordem alfabética: ÁFRICA DO SUL, ALEMANHA, ANGOLA, ARGENTINA, BÉLGICA, BIELORRÚSSIA, BRASIL, CABO VERDE, CANADÁ, CHINA, CINGAPURA, COLÔMBIA, ESPANHA, ESTADOS UNIDOS, FILIPINAS, FRANÇA, HOLANDA, ÍNDIA, INDONÉSIA, JAPÃO, LETÔNIA, MALÁSIA, MOÇAMBIQUE, NOVA ZELÂNDIA, PARAGUAI, POLÔNIA, PORTUGAL, REINO UNIDO, REPÚBLICA CHECA, RÚSSIA, TAIWAN, TANZÂNIA, TUNÍSIA, UCRÂNIA e VENEZUELA.

Muito obrigado e tenham todos uma ótima leitura!

"Heal the world, make it a better place for you and for me!"



sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Geração de energia por biomassa

       Primeiro precisamos entender que energia pode ser definida como a capacidade de um sistema em realizar trabalho. Existem várias fontes renováveis de energia como solar, eólica, ondas e a biomassa. Já tratamos em outro momento sobre a dificuldade de renovação da água, provando discussões entre especialistas sobre considerar ou não a água como fonte renovável de energia.
         A biomassa aparece como uma das alternativas para geração de energia sustentável, pois trata-se de um recurso proveniente da matéria orgânica. Materiais como bagaço de cana, torta de mamona, dejetos de animais, resíduos agropecuários, resíduos urbanos, são ricos em matéria orgânica que em decomposição são ótimos geradores de biogás combustível.
       Para que a matéria orgânica seja capaz de gerar o biogás é preciso que a mesma seja submetida a um processo de decomposição, ocasionada pela ação de microrganismos.
        O biogás possui uma composição aproximada de:
  • 60% de gás metano;
  • 35% de dióxido de carbono;
  • 5% de outros gases (nitrogênio, hidrogênio, monóxido de carbono, gás sulfídrico, oxigênio, entre outros).
        Sendo o gás metano o grande responsável pela capacidade energética do biogás, devido ao seu bom índice de poder calorífico.
        O processo de produção do biogás é realizado em condições anaeróbicas, o biodigestor necessita estar hermeticamente fechado contra a entrada de oxigênio, isto se dá devido ao oxigênio matar as bactérias necessárias à decomposição da matéria, caso contrário o gás produzido seria rico em dióxido de carbono.
       O biogás pode ser utilizado como combustível  na geração de energia elétrica e energia térmica, substituindo o uso de gás natural e de gás liquefeito de petróleo. Algumas vantagens da utilização do biogás, além de sua fonte renovável, são a minimização das causas do efeito estufa e a redução de resíduos enviados para disposição em aterros sanitários. O resíduo sólido gerado na biodigestão da matéria orgânica ainda pode ser utilizado como fertilizante agrícola.
       A purificação do biogás produz o biometano, gás que tem se mostrado como alternativa também para utilização em veículos automotores, visto que o biometano possui poder calorífico similar ao da gasolina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário