MUITO OBRIGADO!!!

Países que nos acompanham em ordem alfabética: ÁFRICA DO SUL, ALEMANHA, ANGOLA, ARGENTINA, BÉLGICA, BIELORRÚSSIA, BRASIL, CABO VERDE, CANADÁ, CHINA, CINGAPURA, COLÔMBIA, ESPANHA, ESTADOS UNIDOS, FILIPINAS, FRANÇA, HOLANDA, ÍNDIA, INDONÉSIA, JAPÃO, LETÔNIA, MALÁSIA, MOÇAMBIQUE, NOVA ZELÂNDIA, PARAGUAI, POLÔNIA, PORTUGAL, REINO UNIDO, REPÚBLICA CHECA, RÚSSIA, TAIWAN, TANZÂNIA, TUNÍSIA, UCRÂNIA e VENEZUELA.

Muito obrigado e tenham todos uma ótima leitura!

"Heal the world, make it a better place for you and for me!"



segunda-feira, 1 de julho de 2013

Avaliações Ocupacionais

       Estão disponíveis na legislação brasileira e internacional métodos e particularidades para a realização de avaliações ocupacionais, de modo a identificar e quantificar os riscos existentes no ambiente de trabalho.

          O objetivo das avaliações ocupacionais é identificar de forma qualitativa e quantitativa a exposição do trabalhador ao agente ambiental presente no ambiente de trabalho. Dentro de um processo de amostragem podemos citar 04 principais etapas. Vejamos:

1 - Avaliação Qualitativa - etapa de reconhecimento da qualidade do ambiente de trabalho através da identificação da presença do agente de risco, agrupa-se os trabalhadores por grupos de exposição similares, extratifica-se cada grupo visualizando o trabalhador de cada grupo que tem a maior exposição, define-se então os Grupos Homogêneos de Exposição - GHE, estabelecendo as prioridades de avaliação por grau de exposição;

2 - Exposto de Maior Risco - dentro do GHE identifica-se quem encontra-se mais próximo da fonte de risco ou permanece o maior tempo próximo a ela ou ainda que esteja em ambiente de maior concentração, pode-se levar em consideração o tempo de manipulação ou a exposição em ambiente fechado por exemplo;

3 - Avaliação Quantitativa - permite-nos obter dados quantitativos da exposição ao agente avaliado, as avaliações devem cobrir 100% da jornada laboral, podem ser necessárias várias amostras sequenciais;

4 - Comparação de Resultados - se a exposição estiver abaixo do nível de ação*, então o nível de exposição é aceitável. Se a exposição estiver acima do nível de ação mas abaixo do limite de tolerância, devem ser adotadas medidas preventivas. Se a exposição estiver acima do limite de tolerância, devem ser adotadas medidas corretivas.

       Para cada tipo de agente iremos encontrar normas que ditam os procedimentos técnicos a serem adotados durante a realização de avaliações quantitativas, além dos equipamentos necessários e técnias de amostragens específicas.
       O importante é garantir que todos os riscos sejam reconhecidos, avaliados e controlados, bem como os resultados divulgados, visando manter os trabalhadores expostos informados e sob um nível de exposição aceitável.

*Nível de Ação  - é considerado como 50% do limite de tolerância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário