MUITO OBRIGADO!!!

Países que nos acompanham em ordem alfabética: ÁFRICA DO SUL, ALEMANHA, ANGOLA, ARGENTINA, BÉLGICA, BIELORRÚSSIA, BRASIL, CABO VERDE, CANADÁ, CHINA, CINGAPURA, COLÔMBIA, ESPANHA, ESTADOS UNIDOS, FILIPINAS, FRANÇA, HOLANDA, ÍNDIA, INDONÉSIA, JAPÃO, LETÔNIA, MALÁSIA, MOÇAMBIQUE, NOVA ZELÂNDIA, PARAGUAI, POLÔNIA, PORTUGAL, REINO UNIDO, REPÚBLICA CHECA, RÚSSIA, TAIWAN, TANZÂNIA, TUNÍSIA, UCRÂNIA e VENEZUELA.

Muito obrigado e tenham todos uma ótima leitura!

"Heal the world, make it a better place for you and for me!"



terça-feira, 3 de setembro de 2013

Quem pode elaborar e assinar o PPRA?

      O Programa de Prevenção de Riscos Ambientais - PPRA deve ser elaborado segundo os mais modernos e atualizados conceitos de gestão de riscos, evitando que seu objetivo seja apenas de cumprimento de um requisito legal.
       A Norma Regulamentadora 09 do Ministério do Trabalho e Emprego cita em seu artigo 9.3.1.1 que "A elaboração, implementação, acompanhamento e avaliação do PPRA poderão ser feitas pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho - SESMT ou por pessoa ou equipe de pessoas que, a critério do empregador, sejam capazes de desenvolver o disposto nesta NR.".
      Desta forma a norma consente ao empregador plena liberdade de escolha dos profissionais para elaboração do PPRA, permitindo ao empregador julgar de acordo com sua convenciência o que for melhor atender suas necessidades. Atribuindo a ele a responsabilidade pela implementação do programa.
      Vale ressaltar que para elaboração e implantação de um PPRA são necessários conhecimentos em várias áreas do saber, o que normalmente exige o envolvimento de profissionais multidisciplinares para o efetivo controle e monitoramento dos riscos ambientais.
      É de suma importância que o profissional ou profissionais escolhidos tenham conhecimentos suficientes de higiene ocupacional para desenvolver as ações de preservação da saúde e da integridade dos empregados exigidas pelo programa.
        Não é citado em nenhum local da norma a obrigatoriedade de comprovação, por parte do empregador, quanto à capacitação dos profissionais envolvidos na elaboração do PPRA. Deixando uma lacuna para que o próprio empregador elabore-o ou qualquer profissional por ele designado.
        Portanto, espera-se que os empregadores adotem uma boa prática de designar tamanha responsabilidade a profissionais competentes e com necessário conhecimento na área, evitando prejuízos tanto para o próprio empregador quanto para a saúde dos seus empregados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário