MUITO OBRIGADO!!!

Países que nos acompanham em ordem alfabética: ÁFRICA DO SUL, ALEMANHA, ANGOLA, ARGENTINA, BÉLGICA, BIELORRÚSSIA, BRASIL, CABO VERDE, CANADÁ, CHINA, CINGAPURA, COLÔMBIA, ESPANHA, ESTADOS UNIDOS, FILIPINAS, FRANÇA, HOLANDA, ÍNDIA, INDONÉSIA, JAPÃO, LETÔNIA, MALÁSIA, MOÇAMBIQUE, NOVA ZELÂNDIA, PARAGUAI, POLÔNIA, PORTUGAL, REINO UNIDO, REPÚBLICA CHECA, RÚSSIA, TAIWAN, TANZÂNIA, TUNÍSIA, UCRÂNIA e VENEZUELA.

Muito obrigado e tenham todos uma ótima leitura!

"Heal the world, make it a better place for you and for me!"



segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Poder Calorífico - Aproveitamento Energético de Resíduos

      Toda vez que abordamos o tema aproveitamento energético de resíduos, por exemplo como substituto de energia no processo produtivo de cimento, citamos o termo "Poder Calorífico", mas afinal o que é Poder Calorífico?
       Poder Calorífico poder ser compreendido como a quantidade de energia existente num determinado material, energia esta liberada durante a combustão completa da unidade de massa ou volume. Existem dois tipos:
  • Poder Calorífico Superior (PCS) - quando o valor medido contempla o calor de condensação da água;
  • Poder Calorífico Inferior (PCI) - encontrado quando subtraímos do Superior a quantidade de calor referente à condensação da água.
Podemos então deduzir que:

PCS = PCI + q H2O

    No caso dos resíduos, considerando-os como potenciais combustíveis sólidos, normalmente o Poder Calorífico é dado em kcal/kg.
          De acordo com a legislação vigente para que um material seja utilizado como substituto energético, deve possuir uma quantidade de energia mínima de 2775 kcal/kg. Os resíduos abaixo são reconhecidamente como de bom valor energético:

 - Solventes;
 - Resíduos oleosos;
 - Graxas;
 - Resíduos de papel, borracha, plástico e tecido;
 - Pneus usados;
 - Serragem;
 - Biomassa;
 - Resíduos Sólidos Urbanos.

     Nas fábricas de cimento, normalmente, para que um resíduo seja utilizado como combustível exige-se que este tenha no mínimo 3500 kcal/kg de Poder Calorífico Inferior - PCI. Muito devido à garantia de estabilidade do forno.