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Muito obrigado e tenham todos uma ótima leitura!

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domingo, 20 de dezembro de 2015

PCA - Programa de Conservação Auditiva

            O principal objetivo de um PCA é prevenir o desenvolvimento da Perda Auditiva Induzida por Ruído Ocupacional (PAIR).
              Através do PCA deve-se garantir que em todos os ambientes da empresa, onde exista a possibilidade de expor o trabalhador a níveis de ruído acima do nível de ação (50% do Limite de Tolerância), ou seja, 80 dB(A), o ruído seja avaliado e os trabalhadores monitorados.
              Além da avaliação e dos monitoramentos, é neste Programa de Higiene Ocupacional que a empresa irá definir ações para controle, minimização ou até extinção da exposição dos trabalhadores ao ruído. Como por exemplo a substituição de equipamentos, isolamento acústico de equipamentos, diminuição do tempo de exposição e a adoção de equipamentos de proteção individual (EPI).
             É interessante ainda constar também as responsabilidades de cada parte envolvida no programa, desde as da Alta Administração da empresa até os empregados, passando por cada setor que tenha relação ou interferência sobre as ações do programa.
             Portanto, um PCA bem estruturado deve apresentar no mínimo:
 
  • Avaliação da exposição (referenciando o PPRA);
  • Ações de controle na fonte e na trajetória;
  • Seleção dos protetores auditivos;
  • Distribuição dos protetores auditivos;
  • Higienização, manutenção e troca dos protetores auditivos;
  • Capacitação dos usuários;
  • Controle do uso;
  • Exames médicos aplicáveis e periodicidade;
  • Responsabilidades e autoridades;
  • Forma de avaliação do programa e registro dos dados.