MUITO OBRIGADO!!!

Países que nos acompanham em ordem alfabética: ÁFRICA DO SUL, ALEMANHA, ANGOLA, ARGENTINA, BÉLGICA, BIELORRÚSSIA, BRASIL, CABO VERDE, CANADÁ, CHINA, CINGAPURA, COLÔMBIA, ESPANHA, ESTADOS UNIDOS, FILIPINAS, FRANÇA, HOLANDA, ÍNDIA, INDONÉSIA, JAPÃO, LETÔNIA, MALÁSIA, MOÇAMBIQUE, NOVA ZELÂNDIA, PARAGUAI, POLÔNIA, PORTUGAL, REINO UNIDO, REPÚBLICA CHECA, RÚSSIA, TAIWAN, TANZÂNIA, TUNÍSIA, UCRÂNIA e VENEZUELA.

Muito obrigado e tenham todos uma ótima leitura!

"Heal the world, make it a better place for you and for me!"



domingo, 16 de agosto de 2015

Como Avaliar Riscos Biológicos

       Agentes biológicos são contaminantes veiculados pelo ar compostos de organismos vivos que liberam compostos orgânicos. Os mais comuns são vírus, bactérias, fungos e parasitas.
        Etes tipos de riscos são mais identificados em atividades ligadas à hospitais, laboratórios, manuseio de resíduos, àreas rurais e manipulação de alimentos.
         De acordo com a ACGIH (American Conference of Governmental Industrial Hygienists) não há Limite de Tolerância para interpretar avaliações de:
 
  • Bioaerossóis totais cultiváveis ou contáveis (bactéria totais ou fungos totais);
  • Partículas ou organismos específicos cultiváveis ou contáveis;
  • Agentes infecciosos;
  • Contaminantes de origem biológica analisáveis ou contáveis.
 
       Igualmente à ACGIH, a nossa Norma Regulamentadora 15 (NR-15) também não estabelece limites de tolerância, define apenas os graus de insalubridade médio e máximo de acordo com a natureza da exposição, através de avaliação qualitativa. Conforme abaixo:
 
  • Insalubridade de grau máximo - Contato permanente com pacientes com doenças infecto-contagiosas; carnes, glândulas, ossos, sangue; esgoto e lixo urbano;
  • Insalubridade de grau médio - Contato permanente com pacientes, animais ou material infecto-contagiante em hospitais, enfermarias, laboratórios, postos de vacinação destinados à humanos e animais; gabinetes de autópsia; cemitérios, estábulos e cavalarias; e resíduos de animais deteriorados.
 
        As medidas de controle para agentes biológicos combatem em três frentes, física, química e biológica:
 
  • Física - evita o contato com o agente através de barreiras de confinamento, evitando o contato com a pele, mucosas e vias respiratórias;
  • Química - limpeza com esterilizantes e desinfetantes. Podemos incluir também a limpeza física com o uso de radiações ultravioleta e ionizantes;
  • Biológica - contemplam a vacinação ou imunização ativa.
 
        Válido lembrar que nem sempre as medidas de controle são totalmente eficientes no controle da exposição, visto que a exposição a agentes biológicos é inerente a estas atividades, agindo apenas como minimizantes dos riscos.